sábado, 2 de fevereiro de 2013

Finalmente me permiti criar um blog. Através deste blog, tenho o intuito de postar alguns dos meus questionamentos e reflexões acerca de diversos assuntos. Pensei: "Por que não "compartilhar" questionamentos?".
Sendo assim, vamos lá. Risos.
Ontem foi mais um dia que eu me perguntei se de fato existem leis em nosso país.
Se a lei "Ficha Limpa torna inelegível por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos", o que significam as últimas notícias? Não só  as últimas notícias no âmbito federal, mas no que diz respeito à MT também!
Tenho a sensação que as últimas notícias são um tapa na nossa cara dizendo: "Ficha limpa? Ráááá!!! Pegadinha do malandro...glu glu, nhé nhé..!" 
Não só me pergunto: "Será que existem leis em nosso país?", como diversas vezes me respondo: "Não, não há!". E não acho que eu esteja sendo radical, penso que realmente não existem. Se existissem, de fato, não haveria TANTAS brechas para "sair pela tangente". Em ALGUMAS situações, se a frase "Tem que analisar as entrelinhas!" fizer sentido, então é porque há alguma falha na lei/regra/norma; ou será que não? Várias vezes ouço: "A questão é que a justiça é lenta!"; Mais que isso, é falha. Se é lenta, já é falha, porque em função da "lentidão", abre-se uma brecha exacerbada para que existam mais e mais crimes. 
A impressão que dá é que estamos enclausurados em um lugar que não há proteção alguma no que diz respeito a moral; e claro, infelizmente, uma proteção grandiosa aos que ocupam algum cargo de poder($) e acham que, por isso, podem TUDO! E pior, estão "certos" em pensar que "podem tudo", pois eles sempre têm um reforço positivo: A IMPUNIDADE.
Estamos diante de uma carência tão grande de referências de "valores morais", "regras", "limites", "normas", que quando alguém questiona essa falta, muitos o apontam como "falso moralista", pois a carência disso é tão grande, que fica mesmo parecendo "ilusão". Complicado, não? =/


 

9 comentários:

  1. Sabe o que as vezes parece Rê, que as leis são feitas de uma forma que sejam facilmente burladas por esses senhores, que deveriam trabalhar por aqueles que confiaram seus votos, suas esperanças.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, querido!!! E nunca saem do poder porque além de não serem devidamente punidos, muitas das votações são entre eles, então é fácil ganhar quando não há nada que barre, não é?
    Assisti um pouquinho da votação de ontem. Ia jantar e perdi a fome.
    Alguns dos senadores citaram a palavra "transparência" e "ética" ao falarem de Renan Calheiros. E claro, Sarney comandando tudo!! Virou um circo...de horrores, claro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê, parabéns pela iniciativa do blog. Muito bom ler coisas inteligentes, de uma pessoa tão sensata e atualizada como você.

      Excluir
    2. Obrigada!! E um SUPER obrigada pelos elogios, digo o mesmo à você!! Também quero ver seus posts, hein? Beijos!

      Excluir
  3. muito bom!! As reflexões nos levam a caminhos tangíveis, distintos dos que estamos acostumados a seguir e quase sempre, nos levavam aos mesmo lugares,com as velhas mentalidades. Quando nos laçamos aos propósitos em que acreditamos, somos capazes de construirmos pontes, que muitas vezes no levam ao esclarecimento sobre o quanto iludidos ou acomodados nos estávamos e descobrimos o quanto capazes nos somos de mudar aquilo que cremos não ser tão essencial e sim quase nocivo, para um caminho mais humano. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada, Evandro!!! Estou na torcida para você também criar seu blog!! Penso que a alienação existe em todos nós, e tentarmos questionar algumas coisas já é um caminho para tentarmos sair disso. Claro, sair por completo não há como, pois já estamos completamente mergulhados nisso, mas podemos tentar começar a nadar para o lado contrário!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Regina!! Espero tão logo seguir também por este "veículo" de comunicação, pela importância das discussões, como processo para entendermos a alteridade, quebrar paradigmas e romper com a alienação. O caminho é longo,porém,"tudo vale a pena quando a alma não é pequena".

      Excluir
  5. Rê, parabéns pela iniciativa! Precisamos realmente fazer a nossa parte, pensar e agir. Infelizmente estamos mergulhados nesse mar de impunidade, conformismo e imoralidades, sem enxergar a luz no fim do túnel. Nós temos uma força gigantesca dessa sociedade, muitas vezes adormecidas pelo pensamento de que não vale a pena lutar, pois nunca irá mudar! É possivel mudar sim, ainda existe esperança, não podemos desistir! Ainda veremos um país melhor, mais justo, humano e correto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Marcelo!!! É ótimo ver que existem pessoas que também se escandalizam com tudo isso e, portanto, também estão ávidas por um país em que as leis passem a existir, a vigorar de verdade, sem farsas!!!

      Excluir